Alimentos coloridos e seus nutrientes

10498_391623527578243_1041569891_n

Você já deve ter ouvido falar que, quanto mais colorido for o seu prato, melhor. A explicação para isso não é só porque a refeição fica mais atraente, mas as cores dos alimentos representam a predominância de certos nutrientes. Ou seja, cada cor representa os benefícios que o alimento pode nos oferecer. Tente acrescentar cores e não quantidades ao prato, escolha alimentos de cores variadas.

Conheça os benefícios de cada cor

- Alimentos verdes: Nestes alimentos há grande quantidade de clorofila, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. São importantes para desintoxicar as células, diminuir a fadiga mental, proteger o cabelo e a pele. Também impede que o organismo absorva as substancias químicas. São eles: alface, repolho, agrião, couve, brócolis, espinafre, abacate, kiwi, limão, entre outros.

- Alimentos vermelhos: Ajuda na manutenção da saúde do coração, previne o câncer e colabora para o tratamento de estresse. Estes alimentos também previnem o envelhecimento precoce. Você encontra esses nutrientes na maça, na goiaba vermelha, no morango, no tomate, no pimentão vermelho, entre outros.

- Alimentos amarelos: Ricos em vitamina C, participam da ação colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres. Também beneficiam a visão e auxiliam no emagrecimento e na memória. É possível encontrar esses nutrientes na manga, na banana, no milho, no maracujá, no melão, entre outros.

 - Alimentos brancos: Fontes de potássio e cálcio contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Para experimentar todos esses benefícios, aposte na cebola, no alho, no nabo, no aspargo, na couve-flor, na banana, no leite, entre outros.

- Alimentos laranja: Ricos em vitaminas A e C e betacaroteno. A vitamina C é antioxidante e ajuda na síntese do colágeno da pele. Os alimentos laranja também têm nutrientes que são excelentes para amenizar a retenção de líquidos e inflamações. Entram nesse grupo, cenoura, abóbora, tangerina, laranja, mamão e muito mais.

- Alimentos marrom: São ricos em fibras, por isso favorecem o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Também tem efeito antioxidante, vasodilatador e combatem a ansiedade e depressão. Exemplos: nozes, lentilha, trigo, aveia, soja, pinhão, castanha, entre outros.

- Alimentos roxo ou preto: Os alimentos dessa cor retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas antes que elas alterem o código genético. Auxiliam no sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração. Também tem boa qualidade de ferro. Boas fontes desses compostos são: ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, alcachofra, lichia, berinjela, repolho roxo, alface roxa e muitos mais.

Fontes:www.corpoacorpo.uol.com.br e www.dicasdemulher.com.br

Sem comentários ainda.

Deixe uma resposta