Chá: conheça alguns dos tipos da bebida número 1 do Oriente

96qfld3wt0g91jlst7v16a6hp

Tipos e sabores

No que diz respeito ao chá propriamente dito, existe uma grande variedade de tipos e sabores, o que leva também ao crescimento de um grupo de apreciadores. É possível agrupar os diferentes tipos de chá em quatro grupos, de acordo com sua oxidação: chá preto, oolong, verde e branco.

#Chá preto:É de longe o tipo de chá mais popular no mundo ocidental: mais de 90% do chá consumido é preto. Marcado pelo seu sabor intenso e cor escura, é também conhecido como chá vermelho. Ele é produzido por meio da oxidação intensa das suas folhas, o que leva também a que tenha o teor mais elevado de cafeína de todos os tipos de chá. É também dos que mais frequentemente é misturado com folhas de outras plantas, criando aromatizações diferentes. Os principais produtores de chá preto são a Índia e a China, ainda que existam outras plantações de elevada qualidade na África e em países como a Tailândia e a Indonésia. Os mais populares são os chás pretos de Assam e Darjeeling, na Índia, e de Keemun, na China.

#Chá Oolong: Este chá tipicamente chinês é internacionalmente conhecido pelo seu nome, que significa “dragão negro” – produto característico da China, onde ainda hoje é produzido. Ele é caracterizado por uma oxidação variável, mas sempre inferior ao chá preto e superior ao verde. Dois dos chás oolong mais apreciados são o Da Hong Pao e o Tieguanyin.                                                                                      Dado o seu estado intermédio, há quem considere este chá como um subtipo e não como um tipo por si só, incluindo-o na categoria dos chás verdes. Contudo, a especificidade do seu sabor justifica que seja considerado à parte.

#Chá verde: Igualmente proveniente da China, é o tipo de chá mais popular no oriente (ao contrário do ocidente, onde prevalece o chá preto). Este chá caracteriza-se por ser submetido a uma oxidação mínima. Contém um teor muito reduzido de cafeína, e as suas propriedades medicinais são conhecidas há vários milénios. Se você procura um chá verde de qualidade superior, a escolha mais indicada serão os chás Longjing, Bi Luo Chun ou Da Fang, da China, e Gyokuro, Matcha ou Sencha, do Japão.

#Chá branco:Trata-se de um chá feito a partir de folhas ainda jovens, sem oxidação. Por esse motivo, é também o que tem menor teor de cafeína. Grande parte dos efeitos medicinais do chá verde podem ser adoptados para o chá branco. Os chás brancos mais apreciados são os da região chinesa de Fujian, como por exemplo o Bai Hao Yinzhen ou o Shou Mei.

#Tisanas:O uso popular leva a que existam vários outros tipos de tisanas que obrigatoriamente não poderiam deixar de ser referidas. Tisanas como o “chá” de limão, cidreira, camomila, tília ou menta são bastante apreciadas – tão populares como o verdadeiro chá – e são tão ilimitadas quanto a variedade de plantas, frutos e árvores aromáticas que existem.

Fonte: www.chabeneficios.com.br e www.casadocha.com

Sem comentários ainda.

Deixe uma resposta