Os benefícios da culinária oriental

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A culinária oriental é conhecida pela alimentação nutritiva, leve, saborosa e equilibrada, além de ser um dos segredos da longevidade na China e no Japão. Muito já foi falado sobre o estilo de vida saudável e de como eles vivem mais e com mais qualidade. Isso se deve à sua cultura milenar, à prática de meditação, mas principalmente à sua alimentação, considerada uma das mais ricas, saudáveis e equilibradas do mundo.

Seu hábito alimentar é basicamente consistido pelo consumo de peixes como proteína (crus e grelhados), algas de diversos tipos, alimentos à base de soja, verduras e legumes, além de chá verde.

Se você também é fã de pratos japoneses, chineses, coreanos entre outros, saiba agora alguns benefícios dos principais ingredientes dessa culinária.

Pescados (salmão e atum):ricos em proteína, ômega 3 e ação antioxidante, combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento. Além disso, essa dupla é a verdadeira aliada do coração e também tem ação anti-inflamatória e melhoram o sistema imunológico.

Algas:presentes em algumas preparações, principalmente nos sushis e temakis, esses vegetais marinhos oferecem fontes de iodo, necessários para a tireoide e o sistema imunológico trabalharem melhor. Também carregam vitaminas do complexo B, que são importantes reguladores da serotonina, hormônio neurotransmissor que nos confere a sensação de prazer e bem-estar. Além disso, elas são capazes de reduzir a absorção de gordura pelo organismo em até 75%.

Gengibre: encontrado em conserva e em alguns molhos, o gengibre oferece princípios benéficos à saúde. Tem ação benéfica no trato gastrointestinal, efeito anti-inflamatório, expectorante sobre o trato respiratório, melhora os sintomas da tensão pré-menstrual, melhora a imunidade, além da ação antioxidante.

Cogumelos (shiitakes e shimeji): ricos em proteínas, eles ajudam a dar a sensação de saciedade e favorecem o sistema imunológico, além de ser ótima opção de proteína vegetal.

Tofu:fabricado com leite de soja, é uma importante fonte de proteínas, isento de colesterol, pouco calórico e tem fitoesteróis (substâncias que produzem efeito semelhante aos hormônios).

Wasabi:esse tempero verde servido em pasta para dar aquele toque apimentado nas preparações, ajuda na digestão e é antibacteriano.

Legumes (cenoura, pepino, nabo): são utilizados como enfeites dos pratos e na composição de algumas preparações. Sempre que possível devem ser incorporados na refeição, para melhorar a oferta de nutrientes (fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes) benéficos à saúde.

Fonte:www.minhavida.com.br

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